Dicas para montar o quarto do bebê

Algumas leitoras do blog me pediram para escrever sobre o que comprar e quando comprar as coisas para o bebê.
Fiquei relutante em escrever, pois é uma questão bastante pessoal e a quantidade de dinheiro que cada uma quer e pode gastar pode variar bastante. Mas de qualquer forma, resolvi dar minha opinião, principalmente para aquelas que não querem gastar tanto e mesmo assim querem fazer algo delicado e realmente útil para seu bebê.

Você terá em torno de 9 meses para preparar, planejar e executar tudo que você precisa para a chegada do novo membro da família. Então não precisa fazer tudo no segundo mês. Eu sugiro que comece a pensar nas opções depois do terceiro mês de gestação, e, se você quiser saber o sexo do bebê, faça esse planejamento depois do quarto mês. Você continua tendo bastante tempo para se dedicar a isso – mais ou menos 5 meses, o que é tempo suficiente.

Com relação ao quarto você sabe que não precisa gastar em grandes decorações, afinal elas são mais para os olhos das mães do que propriamente para os bebezinhos. O importante aqui é ter um lugar funcional, seguro e confortável para você e para ele.

O piso não deve ser escorregadio e deve ser fácil de limpar. Evite tapetes, que além de acumular muitos ácaros, podem fazer com que você tropece nele. Aliás, muitos bichos de pelúcia, cortinas grandes e grossas também podem deixar o quarto com muita poeira, o que não é bom para o recém nascido.

O berço deve ser firme e os espaços entre as grades não devem ser grandes, para que o bebê, um pouco maiorzinho, não prenda as pernas entre elas. Existem berços que viram mini cama, é uma opção para até uns 5 anos de idade.

Você vai precisar de um local para trocar o bebê, o que pode ser no quarto (uma cômoda), que é legal, pois você utiliza como armário para guardar as roupinhas dele. Aliás, a do meu primeiro filho passou para minha filha, que usa ela (a cômoda) até hoje.
Outra opção para trocar a fralda do bebê é utilizar aquelas banheiras com tampo próprio para troca. O interessante disso é que fica tudo no banheiro, sendo mais higiênico. E se você não tem espaço no quarto também é uma ótima opção.

Também importante é ter tudo à mão para a troca do bebê. Coloque uma prateleira em cima do local para troca com os objetos indispensáveis. Mais tarde ela pode se transformar em uma prateleira para livros, brinquedos ou apenas decorativa.

Outra coisa simples, porém importante, é colocar no quarto do bebê um abajur com uma luz fraquinha, para que a noite a mãe possa ver ou trocar o bebê sem ter que acender a luz do quarto todo, o que acabaria incomodando o bebê (e você também).

Para amamentar você pode comprar a poltrona ou você pode utilizar uma cama no quarto se couber.

Não se esqueça que seu bebê vai crescer, e você verá que é bem rápido! Pense nisso na hora de decorar o quarto, planeje algo que possa ser modificado ao longo do crescimento do seu filho, não faça aquelas decorações somente para bebezinhos e que darão um trabalhão para serem retiradas. Eu sugiro pintar o quarto de uma cor só (clara e suave) e jogue com acessórios.
Seja criativa, mas sem exageros!


1 Comentário

  1. Nossa esse quarto é muito perfeito e me ajudou muito pois estou muito anciosa para saber o se é menino ou menina ,mas ta sendo dificil pra mim começar a pensar em montar o quarto pois sempre que eu falo com meu marido ele não me dá nehuma atenção éw muito dificil pra mim mas se Deus quiser o quarto do bebê vai ser como eu sempre sonhei :)

Deixe uma Resposta