Dicas para melhorar a prisão de ventre

Depois da saga da primeira gravidez, tentei não correr o risco de ter o problema de hemorróidas de novo. Não deu certo, pois novamente sofri com isto. Mas também descobri que tenho uma disposição genética, e, realmente a pressão que o útero faz nos intestinos, faz com que as veias se dilatem e saiam para fora.

Outra coisa que causa hemorróidas durante a gravidez ou não, é a prisão de ventre. O que chamamos de prisão de ventre é quando você tem dificuldades para evacuar, seja no movimento dos intestinos ou mesmo a freqüência de evacuações.  Os médicos dizem que para uma pessoa ser diagnosticada com prisão de ventre é preciso observar por pelo menos 3 meses, verificando a quantidade de idas ao banheiro (número 2) na semana. Se você evacua 3 ou menos vezes por semana você tem prisão de ventre ou constipação.

Deve ser muito ruim para quem sofre deste mal, pois eu que faço todos os dias, se um dia não faço, já me sinto incomodada. Se você nunca teve prisão de ventre, não significa que não vai ter na gravidez. Então o melhor é se prevenir.

A primeira coisa a fazer é tomar muita água, bastante mesmo, ela ajuda a manter as fezes hidratadas e moles, facilitando assim as evacuações.     bebendo agua 2

Por incrível que possa parecer a prática de exercício físico ajuda pessoas que sofrem de constipação, lembre-se 30 minutos de caminhada por dia já melhora bastante.

Aumentar a ingestão de fibras também é essencial para ajudar o sistema digestivo funcionar normalmente. Mas é preciso tomar mais água, pois se você passa a comer mais alimentos com fibras e não se hidratar, as fibras vão causar ainda mais a prisão de ventre.

Se você come muito (grandes quantidades) alimentos derivados de leite, como manteiga, queijos, iogurtes etc também pode estar ajudando para aumentar a constipação. Tente reduzir a ingestão desses alimentos e veja se aumenta as suas idas ao banheiro. Se for tomar iogurte opte pelos probióticos, aqueles leites fermentados ou ricos em lactobacilos vivos. Nossa, parece propaganda de iogurte, mas agora você sabe quais são, não é mesmo?

Sabe uma coisa que eu fazia que minha mãe me ensinou? Eu colocava algumas ameixas secas dentro de um copo de água e deixava descansar por uma noite e depois eu tomava essa água. É ótimo para ir ao banheiro. Comia doce de tamarindo e ás vezes tomava um copo de água misturado com farinha de linhaça antes das grandes refeições. A linhaça tem muita fibra e óleo, bom para as fezes.

Frutas são ótimas fontes de fibra, além de todos os outros benefícios que ela têm, banana nanica, manga e mamão, para mim, fazem a diferença para ajudar a ir ao banheiro.

Está vendo? Não tem desculpas para não se cuidar e melhorar os sintomas da prisão de ventre. Não se esqueça disso quando estiver com a barriga um pouco maior. Evite ter hemorróidas, pois é muito chato. Muito mesmo!


Deixe uma Resposta