Descobri que estou grávida: E agora?


gravida2Agora que você descobriu que está grávida, e já passou pela surpresa inicial, já conversou com seu namorado,
marido ou parentes, o que fazer?

É hora de pensar na gravidez como um todo, afinal são 9 meses que você estará se dedicando à essa preparação para a chegada de seu filho.
Todo mundo já ouviu falar que: -“Gravidez não é doença”, e isso é a pura verdade, mas requer cuidados, que, muitas vezes não estamos acostumadas a tomar. E por isso é muito importante adquirir informação.

Saber, inicialmente, o que você pode ou não fazer, o que pode ou não afetar o seu bebê, que cuidados você deve ter com você para passar por esse período de forma mais saudável.

A primeira coisa, você sabe, é marcar uma consulta com o médico ginecologista para iniciar o pré-natal. Importante é ter empatia e confiança nesse médico para que você não fique insegura quanto às suas recomendações.
Outra coisa fundamental para todas as consultas do pré-natal é dizer a verdade a esse médico, não aumentar ou minimizar sintomas, relatar sobre remédios ingeridos (até colírio para os olhos é importante você perguntar se pode consumir) e perguntar tudo o que você sentir necessidade, o especialista é ele e não você, portanto, tire todas as suas dúvidas e não tenha vergonha de parecer uma boba. Às vezes um detalhe pequeno pode fazer a diferença para seu filho.

A primeira consulta é importante para o médico para que ele possa avaliar como está sua saúde no momento, sua saúde antes da gravidez (problema renal, hipertensão, diabetes etc.) e a saúde do seu bebê.
Mencione sua história ginecológica, sobre gravidez e aborto anterior, se for o seu caso. É muito importante para o médico saber todos os detalhes sobre seu corpo para definir que conduta tomar com você. Se preferir, vá sozinha nesta primeira consulta, tudo o que você disser a ele estará protegido pelo sigilo profissional. Ele não pode contar a ninguém, nem mesmo ao seu companheiro, caso você não queira que ele saiba de alguma coisa. A paciente é você e não o pai do seu filho.
Mas é claro que se vocês dois quiserem é bem legal que ele participe junto com você.

Você vai ter que fazes exames que provavelmente serão de sangue e urina. Normalmente os exames são para verificar tipo sanguíneo e fator RH, hemograma, para saber sobre rubéola, citomegalovírus, toxicoplasmose, HIV e sífilis. As vezes uma ecografia transvaginal se faz necessária. É tudo rotina, o médico vai pedir para todas as grávidas, ele não acha que você está ou não com alguma doença acima, ele pede para todas!

Você passará por consultas médicas todos os meses, a primeira é mais longa e detalhada, as seguintes serão mais rápidas, mas não menos importante. O médico medirá sempre sua pressão arterial, ritmo cardíaco e seu peso bem como, acompanhará o desenvolvimento do seu bebê apalpando seu abdômen, alguns ainda verificam o ritmo cardíaco do feto através de um aparelho próprio para isso.

Quase sempre a primeira consulta é assim, na minha primeira e segunda gestação, foi do mesmo jeito e olha que o primeiro médico não foi o mesmo que o da segunda.


23 Comentários

  1. oi boa noite
    bom, eu descobri que estava grávida há pouco tempo.
    Eu e meu marido estamos muito felizes, pois estávamos querendo muito. Está sendo muito importante para nós, bom isso é tudo que tenho a dizer
    muito feliz…………………………

  2. Boa tarde
    Descobri que estou grávida há uma semana, estou muito feliz, ansiosa e preocupada (assustada), é o nosso 1º filho.
    É tanta dúvida, é muitoa emoção junta!
    Muito bom ter sites assim que nos ajuda a manter calma.
    Obrigada

  3. Carissa Christian

    Bom eu estou com 6 meses .. e qnd descobrir fiquei muito assustada não sabia o que iria fazer fiquei bem desnortiada .. Principalmente como iria contar aqui em casa pois eu mora com minha avó e não sou idependente .. E tbm não estou com o pai da minha bebê .. No começo pensei em tirar .. Mais graças a Deus tudo foi resolvido minha bebê já esta por vim e eu estou muito feliz pois sei que ela vai me trazer muita alegria, pois nesse momente é que estou precisando muito!.. :D

  4. Oi,bem no começo fiquei muito nervosa pensando em tudo que teria que passar,mas agora estou tranquila,aguardando o meu filho chegar…

  5. Não tenho filhos ainda, mas isso é muito legal, pois já estou
    muito confiante, pois esse site tirou todos os meus medos
    obrigado!!!

    att:pri

  6. Olá estou de dois meses e meio estou muito feliz
    meus pais também e estao me dando a maior força
    eu adoreiiii o site pois tirou muitos medos e muitas curiosidade
    minhas e de muitas futuras mamaes com eu
    bjosssss
    e obrigado pelo site adoreiiiii!!!!!!!!!

  7. Bem, meu nome é juliana tenho 18 anos, e quando descobri que estava gravida fiquei feliz e preucupada ao mesmo tempo, confesso que também passou a ideia absurda de tirar esse anjinho que esta dentro de mim.
    Não sei como cheguei a tal ponto de crueldade de pensar uma coisa dessas, hoje ja estou de quase 4 meses e não vejo a hora de saber o sexo do meu anjinho e que esses 5 meses passem rapido quero logo ver ele pequenininho no meu colo !
    Meu Marido esta todo radiante, sou casada á quase 2 anos, e Deus ja nos presentiou com um filho(a)

    Por isso eu pesso a todas futuras mamães, quando descobrirem que estão gravidas, pensem muito antes de faze algo, não entrem e sites de chas abortivos etc…
    entrem em um site como este que faz nós nos sentirmos unicas e amadas !

    Obrigada !

Deixe uma Resposta