O Pai na Gravidez: Sentimentos ao receber a notícia


paiExame de sangue positivo ou mesmo um teste de farmácia com o famoso risquinho de positivo geram súbitas emoções na mãe. É uma mistura de surpresa, medo, alegria, angústia etc.
Mas e o pai?
Muitas vezes negligenciamos o que significa para o homem receber a notícia de que vai ser pai. As pessoas ficam tão focadas na mãe, que a partir daquele momento carrega um bebê na barriga, que colocamos o pai em segundo plano.
Os primeiros sentimentos ao receber a notícia da paternidade podem ser confusos e contraditórios para os pais, podem ser um misto de alegria, frustração, incerteza quanto ao futuro etc. Mas uma coisa é certa, o que passa na cabeça da mãe neste momento é diferente do que passa na cabeça do pai. Os sentimentos podem oscilar, felicidade de um lado e pavor do outro. Mas o que não se pode fazer é ignorar esses sentimentos e deixar para lá. Sentimentos ignorados podem virar ressentimentos e essa não é uma boa hora para isso.

O casal que terá esse filho deverá conversar sempre.
E, não se esqueça mãe, de ouvir os sentimentos do seu companheiro sem cobranças de atitude e postura neste momento. Apenas abra seu coração e ouça o que ele também tem a dizer.
E, não se esqueça pai, de dizer à sua companheira o que sente, mesmo que você se sinta confuso em definir exatamente este sentimento. Se você não esperava por esta notícia neste momento, dê um tempo a você mesmo para absorver essa idéia. Não ache que seus sentimentos não vão mudar, pois esses nove meses vão ser um turbilhão de emoções para você também.
Como o bebê está dentro da mulher e não dentro do homem, fica difícil para ele “adivinhar” o que a mãe está sentindo, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Uma forma de minimizar esta diferença incontestável é buscar informação e conhecimento, bem como participar com a mãe dos momentos importantes.
Nos próximos posts vou escrever como você pode fazer isso na prática.


12 Comentários

  1. carla rafaella

    ÓLA,QUANDO DEI A NOTICIA AO MEU NOIVO QUE ESTAVA GRÁVIDA FOI ENGRAÇADO PORQUER ELE NÃO SÁBIA O QUE FAZER O QUE DIZER E SEM ENTENDER TAMBÊM POIS NÃO ESPERAVA ESSA NOTICIA.

  2. Bia Queiroz

    Oi Carla

    Mostra o texto para ele, acho que ele pode se identificar e gostar.

    beijo
    Bia

  3. taisa lopes

    Bom dia Bia
    Gostei do seu blog e estou meio que preocupada, pois estou com medo de falar com o meu esposo pois nao sei sua reação pois outro filho agora é muito cedo tenho um bebê de 1,7 meses.

  4. Bia Queiroz

    Bom dia Taisa

    Adiar contar para seu marido, não mudará as coisas para vc e seu novo bebê. Ele continuará lá e seu marido vai saber mais cedo ou mais tarde.
    Se souber mais cedo melhor. Mesmo porque vc não o fez sozinha e ambos são responsáveis. Pode até ser um impacto para ele agora mas tudo vai se ajeitando aos poucos e ele acabará aceitando e amando seu outro filho.
    Abraço
    Bia

  5. Bem, hoje descobri que minha namorada está gravida, algo que eu sempre desejei ser pai. Só que quando eu vi o exame na minhas mãos meio que fiqeui em choque, minha namorada tem 17 anos e já tem uma menininha de 12meses, imagina isso com 17 anos seu segundo filho. Ela esta muito feliz eu tambem, só estou um pouco inseguro com tudo isso, graças a Deus eu tenho meu trabalho sou muito controlado com relação a dinheiro, em fim vou ser pai que Deus abençõe a mim, a minha namorada e o nosso filho ou filha, seja o que Deus quizer.

  6. fabiana batista

    oi
    Quando dei a noticia para meu marido que estava gravida,ele nao queria ficou confuso por que achava que era cedo chegamos ate ficar afastado um do outro,mas depois que fiz o primeiro ultra-som e ouviu o coraçaozinho do bebe ficou todo derretido,graças a deus hoje estamos bem esperando a chegada do nosso bebe que vem daqui um mes e meio
    abraços
    fabi

  7. Oi Cicero

    Parabéns pelo filho e vejo que vc está bem responsável e seguro.
    Abraço

  8. Juliana Mussato

    Quando descobri que estava grávida a 2 meses atras fiquei mega feliz por que sempre tive o sonho de ser mãe e quando contei pro meu noivo, esperei ele chegar do trabalho e contei dando uma chupeta pra ele … ele ficou assustado e ficou meio distante de mim, frio e estupido,mas semana passada fomos fazer a primeira ultrassom e quando vimos o bebe e ouvimos o coraçãozinho, ainda ele ta meio assustado mas está mudano, eu ainda choro muito por isso, mas agora sei que não estou sozinha mais – tenho meu bebe :D

Deixe uma Resposta