Azia, Dicas para melhorar a sua!


Recebi muitos e-mails pedindo para falar sobre azia na gestação.

Eu mesma sofri muita queimação na minha primeira gestação e sei o quanto é ruim. É raro não sentir nenhum episódio durante toda a gestação. Algumas gestantes sentem logo no início e outras do meio para o final, quando o bebê já está maiorzinho e fica pressionando o aparelho digestivo.

azia na gravidezA primeira coisa a verificar são os alimentos que você come e que causam azia. Eu, por exemplo, não podia comer molho de tomate, era certeza de uma noite terrível.

Se você descobrir quais são esses alimentos, risque-os do cardápio até o final da gestação. O que pode causar azia em uma pessoa pode não causar em outra. Então observe bem o que causa mal estar em você.

Comidas muito ácidas (como o tomate) e gordurosas (como salgadinhos fritos) para quem já está com azia podem piorar o quadro.

Mas não se preocupe, pois a azia incomoda apenas a gestante e não o bebê e a digestão um pouco mais lenta pode até favorecer a absorção dos nutrientes na corrente sanguínea e que vão para o bebê através da placenta.

Durante sua gestação, tente comer menos e mais vezes ao dia. Isso pode melhorar a sensação de queimação e você pode acabar levando esse hábito, que é muito saudável, para depois da gestação.

Evite os alimentos muito quentes ou muito temperados, assim como os gordurosos, principalmente aqueles imersos em óleo. Ou seja, é melhor dar adeus aos salgadinhos fritos e aquele monte de porcarias que comemos na correria do dia a dia. Lembre-se que seu bebê está “comendo” as mesmas coisas que você. Durante a gestação ele não tem escolha.

Os embutidos, como salsicha e bacon também entram na lista vermelha da gestação. Muito açúcar também pode fazer piorar a azia.

Algumas frutas também não escapam, como por exemplo: laranja, limão, abacaxi, maracujá, que são muito ácidas para quem está sofrendo de azia na gestação.

Outros alimentos como chocolate, café, chá preto, refrigerante e pimenta é melhor evitar.

Não use roupas que apertem a barriga. Deixe-a confortável, pois ela já está sendo pressionada, literalmente, de dentro pra fora.

Tomar um pouco de leite gelado antes de dormir e deitar com a cabeça um pouco elevada é uma boa dica pra ser usada durante a gestação.  Evite dormir imediatamente após as refeições. Isso ajuda muito a ter azia.

Chá de camomila e erva doce, mamão, manga, banana, uva, caju, maçã e bolacha seca (água e sal, por exemplo) diminuem um pouco a acidez.

Você deve estar pensando: pô, não posso comer mais nada na minha gestação!

Não é bem assim. Procure não exagerar, faça refeições menores, mais vezes ao dia. Se você não vive sem chocolate, coma-o aos poucos, de forma moderada e evite comer após as 15h00, que é quando seu corpo vai reduzindo o ritmo, literalmente, se preparando para o descanso da noite. Isso não muda na gestação e nós temos que aprender a também respeitar o ritmo do nosso corpo, não é mesmo?

Mas amiga, se nada funcionar, vá correndo para seu médico pedir um antiácido para ele. Durante a madrugada eu levantava e tomava aqueles antiácidos líquidos e o alívio era imediato. Meu médico recomendou um para mim, peça para o seu recomendar um apropriado para você.

Boa sorte e torço para você não sofrer muito com ela (a azia).


56 Comentários

  1. carla rafaella

    AI, essa azia é chata demais, incomoda. Pareçe que tem uma tocha de fogo dentro da gente rasgando tudo, já cortei varios alimentos pois percebi que a azia começa quando eu os ingeria .
    E muito obrigado pelas dicas.

  2. Carissa Christian

    Bom no começo agora nem tanto eu sentia muita dor no estômago .. Mais agora até que diminuiram bastante, se era o que comia eu não sei pois eu como de tudo tanto da parte de salgadinhos gordura refrigerante fruta ácidas e ela não ataca .. No começo sim eu só faltava morre mais agora não .. Eu tomava sal de fruta eno e passava na hs não tive nenhum problema com isso!.. ;)

  3. Carissa Christian

    Poo gostei muito desse site é bastante interessante .. Tira bastante dúvidas e ajuda muito gostei tbm muito do seu vídeo eu me emocinei Rs’
    É como dizem que as mulheres grávidas choram atoa ainda mais qnd esta vendo uma coisa tão linda que a Grávidez!.. :D

    Eu tbm coloquei minha ultra morfológica no youtube e é a coisa mais linda ver minha filha mexendo e as batidas cardíacas .. Como a natureza é engraçada podemos gerar um ser tão inocente dentro de nós mulheres .. Esse momento é único, lindo e maravilhoso.. ;)

    Bjãao!..

  4. leticia leao

    nossa muito obrigado pela dica …
    eu tava comendo td errado e passava muito mal ,comi um cachorro quente a noite com bacon e passei mal a noite inteira …

  5. Dayanne Guimarães

    Olá meninas ,meu nome é dayanne tenho 20 anos e estou na minha primeira gestação. Estou sofrendo muito com azias, parece que vou cuspir fogo. É uma queimação horrivel, principalmente na garganta. Ja tomei gastrogel e masquei uma pastilha de magnésia bisurada e nada adianta; tenho medo de ser uma gastrite, sempre tive azias antes da gestação, mas agora está cada vez pior…vou tentar fazendo essas dietas de acidos para obter um resultado…obg pelas as dicas.

Deixe uma Resposta